aromaterapia portal floral a

 

 por Rosana Garcia - Terapeuta

A Aromaterapia é uma Técnica de Harmonização, utilizando o aroma, perfume, essência aromática das plantas, em especial das flores, que podem influenciar em nossas emoções, nossa mente, nosso físico e bem-estar como respostas do corpo, mente e espírito em harmonia. Suas formas de aplicação são em tópicos, na pele na forma de cremes, pomadas, loções, sabonetes para banhos, inalações, frias ou quentes, e como adição em alimentos como por exemplos: sucos, bolos, saladas e chás.  Utilizado desde a antiguidade para cuidados de assepsias e antissepsias, limpezas de ambientes, e com a estética: cuidados com a pele, cabelos, e para relaxar o corpo e a mente, com massagens, banhos de imersão e escalda pés.

A minha primeira flor escolhida foi? - Alecrim 

Conversando sobre Aromaterapia

Escolhi 7 flores para tratarmos de suas propriedades medicinais e seus óleos essenciais. O aroma tem influência em nossas emoções, hormônios, e respostas de cura com o corpo, mente e espírito. Suas formas de aplicações são em cremes, banhos, inalações, cuidado com a pele, cabelo, loções, massagens e escalda pés.

A minha primeira flor escolhida foi:

1 - Alecrim

Muito utilizado na medicina caseira é conhecido como alecrim de cheiro, e considerado como erva da alegria, pois favorecem o bem-estar, ajuda na depressão, fadiga, gastrite, gases, artroses e artrites e outras como enxaquecas, sinusites, má digestão, problemas de concentração gripe e febres. Podem ser utilizados em aromatizador de alimentos e realçador de sabores, de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.

2 - Camomila

A camomila é um receptáculo oco e exala um aroma agradável, é uma panaceia e não é um exagero dizer que a camomila cura tudo, especialmente no tratamento de crianças pequenas. Ajuda a combater gases, diarreia, erupções de pele, doenças do estomago, falta de menstruação, insônia, é um remédio sudorífico, tranquilizante, combate toda classe de inflamação, também pode ser empregada como gargarejos e para lavar feridas. Quando surgir aborrecimento toma-se uma xícara de chá de camomila. Ele acalma os nervos imediatamente.

Um saquinho de tecido cheio de flores secas se aplicado quente sobre a região dolorida acalma as dores. Podem-se fazer banhos, pois são tranquilizantes. A camomila é eficaz nas áreas dos cosméticos, bom para pele e cabelos, especialmente se forem loiros. O óleo de camomila em forma de fricções contra neuralgias e dores reumáticas. A camomila também e indicada para dores e doenças ligadas às mulheres, útero, bexiga, o óleo faz desaparecer o cansaço e a erva fervida e aplicada sobre a bexiga, alivia as dores.

3 - Jasmim

Jasmim é uma planta de pequeno porte com flores brancas e perfumadas, é utilizado tanto na culinária como no tratamento de diversos males. Uma curiosidade sobre o jasmim é que devido a seu aroma ele é conhecido como rainha da noite. E é neste horário que e feito sua colheita para a produção do óleo essencial. Propriedades do óleo jasmim: é afrodisíaco por conta de seu aroma forte e intenso. E antidepressivo relaxante muscular, analgésico, expectorante. Graças as suas propriedades analgésicas / anestésicas o óleo pode ser usado como auxiliar no tratamento de dores de cabeça, depressão, depressão pós-parto, insônia estada nervoso associada a TPM e menopausa. Durante o período menstrual e ótimo para alivio de dores e cólicas. Alivia os brônquios promovendo uma respiração regular, alivia a tosse ou rouquidão. Com a forma de afrodisíaco o jasmim e tido como estimulador sexual, ajudando em casos de impotência e frigidez.

Para o tratamento de infecções vaginais também é empregado. Também e utilizado na área estética, loção, hidratante, gel deixando a pele mais limpa e com elasticidade. Bom para peles secas.

4 - Flor de laranjeira  

A flor se laranjeira e uma planta comum também conhecida como flor de laranja amarga é muito utilizada em casos de distúrbio do sono, dificuldades em dormir, tensões nervosas, problemas digestivos, tem um efeito calmante e apaziguador do sistema gastrointestinal. O benefício mais famoso é o de combates a insônia e as dores menstruais; por ser analgésico e aromatizante nos permite pegar no sono. A flor de laranjeira para combater a ansiedade e nervosismo, assim como as indigestões leves, acalma náuseas e vômitos

5 - Lavanda

A lavanda é também chamada de alfazema é a mais conhecida do aroma terapia. Ela é a mãe do aroma terapia. Muito utilizada na indústria de perfumaria, medicamentos, alimentos e cosméticos. A lavanda e analgésica, antidepressiva, antirreumática, cicatrizante, anti-inflamatória. Apresenta flores lilás e folhas cobertas em um revestimento prata. A lavanda por ser cultivada em casa. O óleo é ótimo para desinfeccionar feridas é utilizado em massagens no alivio das dores no corpo. No cosmético a lavanda e utilizada para cuidar da pele oleosa e acnes. De todos os óleos essenciais a lavanda e o mais usado na medicina, na cosmética e na perfumaria. Pois ajuda na melhoria da saúde e do bem-estar corporal e mental. O óleo é excelente para desinfeccionar feridas, queimaduras, psoríases e feridas. Ajuda no reumatismo, asma, cólicas, abdominais, TPM, e menopausa, ansiedade, estresse e outros problemas. Seu aroma e floral, forte e intenso, semelhante ao cheiro das rosas. Pode ser usado em aromatizadores tratamento corporal e escalda pés, o óleo transmite benefícios físicos e mentais.

6 - Rosa Branca

As rosas brancas são utilizadas em clinicas de estética, spas e no tratamento com aroma terapia, com a preparação de banhos de pétalas de rosas para o relaxamento tratamento de pele e auxilia no tratamento da insônia. A rosa branca também e indicada para desinfecção de ferimentos, limpeza de pele, bronquite, doenças intestinais, diminui a sensação de nervosismo e ansiedade. Ótima para lavar os olhos

7 - Gerânio

O óleo de Gerânio e considerado por alguns médicos como “óleo da mulher” por conter hormônios naturais, ajuda a hidratar a pele, relaxa, combate a TPM, menopausa, é antidepressivo, diurético, age como bactericida. Muito usado na aromatização de ambientes, o óleo transmite benefícios físicos e mentais. Também conhecido como “óleo da coragem” o óleo da estimulo para tomar atitudes e enfrentar os desafios da vida, estimulam ainda a auto estima, fazendo com que a mulher se sinta bem, tendo amor próprio e vontade de vencer na vida. Combinado com bergamota e lavanda reduz o estresse, acalma, ajuda na depressão e síndrome do pânico.

Para finalizar...

Mas as 7 flores já estavam escolhidas e mais uma flor um óleo veio, em minha mente e sua história falou ao meu coração.

O óleo essencial de Nardo, e decidi também conversarmos sobre esta flor.

8 -   Nardo

O óleo essencial de Nardo, vem de uma planta onde se extrai um óleo muito perfumado e considerado especial. É um dos melhores óleos para acalmar os nervos e equilibrar, traz força e coragem, ajuda as pessoas que querem retomar suas vidas, liberar os medos e as mágoas. É a fragrância do perdão. Conforme historiadores, ”Maria Madalena lavou os pés de Jesus com Nardo e os secou com seus cabelos. ”, por ser uma planta curativa e perfumada usada naquela época.

Termino este texto dizendo: Se uma planta, o seu aroma lhe faz muito bem, ela pode ser Sagrada para você.

Gratidão!

Rosana Garcia - Terapias de Harmonização: Floral de Bach e Aromaterapia