velhice

 por Neusa Marques - Terapeuta

Envelhecer é um processo biológico natural, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que se estima para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. O grande desafio é prevenir, tratar e cuidar daqueles que possuem problemas típicos das pessoas de idade avançada, tais como: imobilidade, instabilidade, incontinência, insuficiência cerebral, iatrogenia e prejuízos para a independência funcional.

O estado clínico caracterizado por distúrbios de cognição, humor, consciência, atenção, memoria (imediata, registro e retenção), de início agudo ou em sobreposição a distúrbios crônicos da cognição é de preocupação de especialistas, cuidadores e familiares. Podem ser desencadeados por infeções, distúrbios metabólicos ou lesões estruturais do SNC. É de fundamental importância o seu reconhecimento, dado a frequência de aparecimento no idoso, levando muitas vezes à tratamento intempestivos e errôneos com consequências graves.

Os Florais de Bach são indicados para auxiliar pessoas idosas que na maioria das vezes fazem uso de remédios alopatas para hipertensão arterial, diabetes, insuficiências cardíaca e renal e sequelas de AVC e traumas.

Com ação para fortalecimento e equilíbrio do estado emocional e não tem contraindicação são indicados   por não apresentarem efeitos colaterais ou interações medicamentosas.

Temos várias essências que podem ser uteis na reorganização das energias
desses pacientes:

1 - Chestnut bud 

E o floral do aprendizado e ajudam os idosos a não repetirem os mesmos erros…Esse floral desperta a paciência, a calma e a humildade para reconhecerem seus erros e acertos do passado.

2 - Cherru Plum

Quando o idoso tem medo de perder o controle e a sanidade mental.Traz serenidade e confiança para ele enfrentar fases difíceis pelas quais passam na velhice. E a essência do autocontrole.

3 - Beth

Trabalha a arrogância e a tolerância tão comum entre os idosos. Que não aceitam deslizes das pessoas tornando se críticos. Traz flexibilidade e vontade de ajudar aceitando as diferenças.

4 - Pine

Liberta o idoso das culpas pelo que ele fez durante a vida. Devolve a eles a compreensão de que os fatos podem ter acontecido em virtudes das circunstancias especificas em cada caso.

5 - Mimullus

Para os medos reais como andar depois de algum tempo em tratamento, medo de baratas e bichos em geral   medo de perder a sanidade e etc. Devolve ao idoso a certeza de que ele não está sozinho.

6 - Holly

Neutraliza a ira, o ódio, a bronca, e traz a compreensão e alegria De viver apesar das limitações motoras e nutricionais. Aprendem a levar a vida com leveza e de um modo divertido.

7 - Chicory

Para o idoso que se queixa de tudo e exige atenção alheia o tempo todo. E o antidoto para pessoas possessivas e egoístas. Traz o amor verdadeiro e incondicional.

8 - Honey Suckle

Idosos que não se desligam do passado, insistem em se lembrar de momentos bons ou mau vividos. Chegam a se desinteressar pelo momento atual, com emoções que vem dessas lembranças, que geram um estado fantasioso. Traz a alegria pelo aqui agora com interesse e participação do hoje.

9 - Red Chestnut

Idosos super protetores e cheios de receios pelos entes queridos a ponto de aborrece lós com tantos cuidados. O floral ajuda o a ver o outro com serenidade e lucidez.

10 - Rock Water

Ajuda o idoso a se livrar das capas de proteção criadas pelas circunstancias da vida…ajudando na flexibilidade e na capacidade de viver a vida em sintonia com o próximo.

11 - Scleranthus

Estado de humor instável. Vão da alegria as lagrimas em instantes…o floral devolve o equilíbrio e a autoconfiança. Citamos alguns florais, mas um Terapeuta Floral poderá sempre avaliar para indicar os Florais para cada situação e sofrimento individual. Cada idoso tem sua história de vida, seus traumas e dificuldades individuais, e sofrimentos que talvez só a família perceba e reconheça que ele está diferente e que mudou principalmente o humor e suas atitudes,

Esses florais de Bach com certeza ajudarão nossos amigos e familiares que já foram crianças , adolescentes ,formaram famílias, lutaram pela vida  e  foram perdendo aos poucos os bens mais preciosos como pais ,irmãos e cônjuges, além de perdas auditivas, motoras e tantas outras dificuldades que foram surgindo com o passar dos anos , merecem um envelhecimento confortável, e que este conforto se inicie com nosso carinho em oferecer um acompanhamento com flores, a sutileza das essências florais, a natureza da terra com equilíbrio com a natureza humana, e um idoso feliz, em harmonia, compreendendo melhor o momento que estão vivendo sem amargura  e com muita aceitação, trazendo alegria de viver, paz no convívio com amigos e familiares, companheirismo e participação na vida até o último instante desta existência, com a certeza de que não estão sozinhos.

Estaremos junto a eles com todo Amor.